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Por que não se deve misturar time de vendas e time de prospecção



Sua empresa pode perder eficiência e vendas com um dos piores hábitos geralmente encontrados em áreas comerciais: entender prospecção e vendas como uma coisa só.


A designação da tarefa de buscar clientes para os vendedores tira deles tempo para realizar o que sabem fazer de melhor: vender. A solução para isso é investir em equipes de prospecção qualificadas que vão otimizar o seu processo de vendas, fechamento de negócios e parcerias.


Invista em prospecção de qualidade

Prospecção é um trabalho dedicado a conseguir novos clientes, com técnicas, ferramentas e estratégias diferentes das utilizadas para vender. Investir em profissionais qualificados e especializados em atrair e gerar novos clientes serve para que sua empresa mantenha sempre as melhores oportunidades de mercado mapeadas, facilitando os processos de vendas e evitando a estagnação nos negócios.


Mais motivos para não misturar as funções profissionais:

É preciso tomar cuidado para que as funções não se acumulem e tenham sua execução prejudicada, pois além da questão prática, existem perigos que podem afetar o ambiente da sua empresa, como: falta de motivação (visto que muitos vendedores admitem não gostar do trabalho de prospectar); falta de foco (já que estará com múltiplas tarefas, será difícil dedicar total atenção para ambas); insatisfação (com a sobrecarga de trabalho, o profissional pode se sentir estafado por não possuir tempo hábil para realizar o trabalho de maneira adequada)


Qual a melhor solução neste caso?

Pense na sua área comercial como um time. Em uma equipe de futebol, por exemplo, é importante ter cada membro trabalhando com o que faz de melhor. Um atacante colocado na zaga não terá seu potencial explorado, assim como um bom lateral não daria certo como goleiro. A mesma regra se aplica para a equipe comercial; os vendedores até podem correr atrás de novos clientes, mas eles serão mais eficientes se concentrarem apenas em sua especialidade. Enquanto isso, a prospecção fica com o cargo de encontrar e construir as melhores oportunidades de negócio para passar aos finalizadores.


A Prospect Brasil realiza projetos de prospecção ativa personalizados para empresas de diversos segmentos e portes. Caso não queira terceirizar o seu serviço, nós também oferecemos um treinamento completo para o seu setor comercial e estruturamos a sua prospecção interna.⠀


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