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Networking virtual no auxílio à prospecção de clientes



Claro, sabemos do impacto causado pela pandemia em todas as formas de relação interpessoal. Mas a gradativa retomada de rotinas que deixaram de existir durante esse período não significa que algumas práticas adotadas no cenário pandêmico irão sumir. Nem mesmo em nosso mundo de prospecção.


Muito pelo contrário, a transformação digital que foi acelerada pela crise sanitária trouxe tendências que vieram para ficar. Como por exemplo, a criação e estabelecimento de conexões digitais.


E como prospecção é sobre se relacionar, entender e se especializar nesse movimento é necessário para SDR’s e quaisquer outros profissionais da área. Mas engana-se quem pensa que se relacionar virtualmente é entrar no LinkedIn e sair adicionando pessoas sem qualquer estratégia.


Então fique ligado, pois aqui embaixo falaremos sobre a importância do planejamento de um bom networking virtual e das implicações para profissionais de área comercial, inclusive vendas.


O que é networking virtual?


Assim como o conceito original de networking, o objetivo é estabelecer uma rede de contatos para troca de experiências, informações e conhecimentos. A diferença é que enquanto isso costumava ser feito em encontros presenciais, feiras, eventos corporativos, reuniões e até mesmo happy hours, agora o foco está na presença e expansão dessa rede de forma digital.


Seja por redes sociais (não só o LinkedIn), mensagens ou ligações no WhatsApp, combinando chamadas no Meet, Zoom, entre outros tantos que se popularizaram, e-mail ou eventos online, o objetivo é o mesmo: manter e cultivar suas conexões, criando relações verdadeiras e benéficas para todas as partes. Isso é networking.


Manter este tipo de relação em alta, principalmente em um período de grande instabilidade no mercado, como foi com a instauração da pandemia, foi crucial para alguns profissionais manterem sua relevância e garantir sua competitividade.


Qual a relação do networking virtual com a prospecção


O networking virtual pode ser encarado como uma nova via para desenvolver parcerias estratégicas, cujo a intenção é conseguir mais resultados.


Para quem trabalha em uma empresa de prospecção, o estilo de abordagem pode até ser diferente, mas o objetivo também é construir e fortalecer relações, tal qual a prospecção de clientes. Por isso, é possível traçar estratégias para abastecer o topo do seu funil de vendas com pessoas interessadas na sua solução.


Aproximar, nutrir e abordar, tudo pelo âmbito digital, é uma fórmula que também vem se mostrando eficiente, logo, esta não deve ser uma das tendências a ir embora com a aproximação do fim das restrições presenciais. É possível se mostrar disposto a ajudar um prospect a solucionar o seu problema de maneira virtual.


Entendeu porque investir e porque é necessário aprender a realizar o networking virtual? Dá uma olhada aqui embaixo em algumas dicas que deixaremos sobre como se relacionar e expandir sua rede de contatos com auxílio tecnológico.


5 dicas de como realizar networking virtual


  • Elabore estratégias para contatos

Planejamento, metas, monitoramento de resultados. É assim que deve ser encarada a elaboração de uma lista de contatos quando se deseja fazer networking virtual.


Como dissemos, ainda que no LinkedIn, sair adicionando pessoas, intuitivamente, não é a mesma coisa. Inclusive, uma dica sobre o LinkedIn: não envie uma mensagem de vendas ou algo parecido logo assim que a conexão for realizada. Convém mais construir uma relação de autoridade no assunto e confiança primeiro.


  • Potencialize o poder das redes (Interaja!)

Redes sociais foram feitas para interação, pois bem, maximize suas oportunidades. Interaja com seus contatos de forma significativa, que agregue valor e mantenha a sensação de benefício para ambos.


Ou seja, não apenas curta e deixe comentários genéricos. Faça perguntas inteligentes, reflexões interessantes sobre os conteúdos de seus contatos. Compartilhe os posts sempre que possível também, quando este for relevante.


  • Participe e promova eventos online

Os famosos happy hours ainda acontecem, mas de maneira digital. As feiras, convenções e demais eventos corporativos também. Então marque presença nestas ocasiões online e se puder, crie as suas próprias.


Promover o próprio evento ajuda a sua empresa e você mesmo a ganharem destaque e um senso de conhecimento, know-how entre seus contatos.


  • Não esqueça do marketing de conteúdo

Produzir materiais de conteúdo interessante e de valor para quem te acompanha também faz parte da estratégia de criação de conexão e estreitamento de relação.


O marketing pode fornecer insights através de cases de sucesso, pesquisas, informativos, entre outros formatos, que chamem a atenção dos contatos.


  • Lembre-se do follow-up: tenha um propósito

Recorde-se de um dos mandamentos do follow-up: defina sempre um objetivo para cada contato que será realizado na cadência escolhida.


A finalidade de cada passo dado, desde mensagem em rede social, compartilhamento no LinkedIn até encontro em evento, devem ser definidas de antemão.


Deu para ver que muitas das dicas de boas práticas do networking virtual se assemelham às de prospecção ativa. Com diferença (e nem tanta) para a plataforma onde boa parte do processo é feito. Logo, ficou clara a importância de os profissionais que atuam com prospecção de clientes em se atentarem sobre a tendência!


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