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Como realizar um treinamento de franquias eficiente



Um dos grandes motivos para se investir em uma franquia é o fato de não ser necessária a criação de todo um novo modelo de negócios, pois isso já foi definido pelo franqueador master.


Com isso vem a responsabilidade do mesmo em repassar todo o know-how adquirido para manter o padrão de funcionamento do negócio e o senso de unidade da rede, que é importantíssima perante a visão pública.


Por essa razão, a capacidade do franqueador em replicar o modelo é fundamental para o sucesso ou não do negócio. Afinal, o não seguimento dos padrões estabelecidos podem arruinar a identidade e imagem da empresa.


Mas fica tranquilo, pois trouxemos abaixo umas dicas cruciais para te ajudar a entender a importância e a melhorar o treinamento em suas franquias.


A importância do treinamento em redes de franquias


O treinamento é uma das bases estruturais para o funcionamento do conceito de franchising. Afinal, é através da passagem de conhecimento que é possível desenvolver as unidades franqueadas.


Dentro da estratégia de compartilhamento de conhecimento, é imprescindível a abordagem de tópicos como:

  • Apresentação histórica da rede;

  • Sobre o funcionamento atual;

  • Os sistemas internos de operação e comunicação utilizados;

  • Gestão de estoque e/ou materiais;

  • Como controlar o fluxo de caixa e manter a saúde financeira;

  • Gerenciamento de pessoal eficiente, entre outros.


Além disso, é importante lembrar de fazer ensinamentos específicos sobre a atuação naquele segmento, uma vez que nem toda rede demanda uma experiência prévia no setor para aquisição de uma unidade.


Até aqui, tudo pode parecer muito óbvio, mas você se surpreenderia em saber quantas redes não oferecem todo esse tipo de apoio às suas novas representantes.


Más administrações que não focam no atendimento e suporte aos franqueados resultam em falta de padronizações que atrapalham o rendimento e a produtividade. Consequentemente levando ao prejuízo (de imagem e financeiro) da marca.


Lembra que um dos principais motivos da escolha por investimento em franquias se dá pelo fato de não se iniciar um projeto do zero e sem suporte? Pois bem, está aí a importância de se aplicar um treinamento para franquias de excelência.


Tipos de treinamento para franquias


Podemos dizer que há alguns “tipos” ou “motivos” para se elaborar processos de treinamento para um franqueado. São em etapas diferentes e com finalidades distintas. Vamos mostrar aqui rapidinho para você:


  • Treinamento Inicial

Missão, visão, valores, identidade visual, de marca, padrão de relacionamentos e parcerias, políticas da empresa, rotinas operacionais e etc. Esse é o primeiro contato do franqueado com a cultura organizacional da rede.


  • Treinamento de consolidação

Após a apresentação dos padrões que a rede busca estabelecer, é hora de fazer com que os franqueados ‘vistam a camisa do time’. Conscientizar da importância e incentivar a transmissão natural do conhecimento e dos valores da empresa, tornando assim mais fácil a adaptação de novas pessoas e novas unidades. A construção de um senso de rede.


  • Treinamento de capacitação

Outra etapa importante no programa de treinamento de franquias é a específica de capacitação. A maior parte da avaliação que será feita sobre o seu negócio será em função da experiência durante o atendimento e a venda. Atenção mais que redobrada nesta fase. A sua imagem é essencial para o sucesso do negócio.


  • Treinamento de reciclagem

Mesmo as redes de franquia que já estão em funcionamento precisam, periodicamente, passar por processos de treinamento. Manter o bom padrão é difícil e perder partes importantes da cultura da empresa é muito fácil com as mudanças contínuas, como rotatividade de pessoal, chegada ou saída de franqueados, alteração nas ofertas de produtos ou serviços.


Agora preste atenção aqui embaixo, pois deixaremos algumas dicas rápidas para estruturar o seu programa de treinamento de franquias.


Dicas para treinar franqueados


  • Metodologia prática: Antes de tudo, crie uma estratégia que balanceie a profundidade do conteúdo com a facilidade para replicá-la. O mais importante é que o repasse de informações seja de fácil entendimento.

  • Crie documentação de fácil acesso: Tudo relacionado ao funcionamento da empresa precisa estar documentado, em manuais, artigos, políticas e etc. Esse material facilitará a adaptação de novos membros e a solução de dúvidas.

  • Concentre-se na equipe: A preparação do quadro profissional é das coisas mais importantes para ambos franqueados e franqueadores. Senão, a mais importante. Afinal, são literalmente o rosto representativo da empresa.

  • Invista em tecnologia: Desde ajuda na propagação do conhecimento da rede até ferramentas que facilitam e agilizam o cumprimento de tarefas práticas. A tecnologia será sempre uma aliada.

  • Canais de comunicação efetiva: Realizar atualizações constantes com os franqueados e disponibilizar canais rápidos de solução de dúvidas pouparão muito tempo e dor de cabeça para o master franqueador.

  • Ofereça suporte: Seja um bom gestor e esteja disponível para oferecer suporte aos seus franqueados sempre. Ouça e nunca deixe de responder os feedbacks, não se acomode com os acertos, não ignore os erros.


Como um serviço terceirizado e especializado pode ajudar?


Uma das principais dores de administradores de redes de franquia é não conseguir manter o padrão de funcionamento desejado dos franqueados, especialmente conforme o negócio cresce. Ainda mais, quando o novo parceiro não possui experiência anterior na área.


A Prospect Brasil, com profissionais especializados no atendimento ao setor de franquias e com mais de 15 anos de experiência em relacionamento empresarial e treinamento corporativo, oferece a solução perfeita para apoiar a sua rede. É um master franqueado? Entre em contato conosco para saber como podemos impactar o crescimento do seu negócio! Acompanhe também nossos conteúdos nas redes sociais para mais dicas (Facebook, Instagram, LinkedIn).


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