
Prospect Brasil
Como atrair novos negócios a partir da participação em feiras corporativas

Provavelmente você já ouviu que participar de eventos corporativos, sejam feiras, congressos, convenções, entre outros, é uma excelente oportunidade para o crescimento do seu negócio. Mas você sabe porquê?
O setor de eventos corporativos tem crescido bastante nos últimos anos, inclusive já mostrando tendência de recuperação após o baque da pandemia de Covid-19, em especial para o segundo semestre de 2022.
Então participar neste tipo de evento é uma oportunidade de apresentar sua marca, seus produtos e serviços a possíveis novos fornecedores e clientes, em um ambiente com público segmentado.
O que é uma feira de negócios?
A feira é um modelo de evento dos mais conhecidos (senão o mais!), onde expositores buscam mostrar diretamente para o seu público o valor que elas podem gerar.
É o momento de demonstrar a autoridade da empresa sobre o assunto, focando em trazer as principais tendências do mercado para a sua ação.
Mais do que vender as características do seu produto em si, as feiras funcionam como ambientes perfeitos para a criação de conexão expositores e público. A partir daí, são gerados novos leads e oportunidades de negócio.
Porque é importante participar de feiras corporativas
Como dissemos, é o momento de estar frente a frente com representantes do seu provável público consumidor. Por isso, estes eventos são de imensa importância para ter feedbacks do estágio em que se encontram suas soluções e a empresa como um todo.
A recepção de potenciais clientes e o resultado gerado ao final do evento são termômetros essenciais para sua operação.
Entenda como resultado a quantidade de conexões feitas, contatos trocados, reuniões agendadas, não necessariamente apenas negociações concretizadas. O objetivo principal é construir relações para gerar oportunidades futuras.
Apenas se atente: é crucial ter um planejamento para a operação do pré, durante e pós feiras, pois muitas empresas perdem inúmeras possibilidades de negócio por falta má organização e preparação para o evento. Por isso, daremos abaixo algumas dicas para realizar uma boa exposição.
Inclusive, caso queira otimizar ao máximo e potencializar o resultado de suas participações em eventos corporativos, você pode contar com o ExpoPB! Este serviço da Prospect Brasil traz a expertise na organização e análise dos contatos efetuados durante o evento e traça estratégias para a abordagem comercial com os mesmos. Entre em contato para saber mais!
Dicas para uma boa participação em feiras
Não basta apenas participar, é claro. É preciso aproveitar a oportunidade para ter destaque! Por isso aqui vão algumas dicas rápidas de como conseguir atrair maior interesse durante o evento.
Antecipe a busca pela sua marca
Faça uma boa divulgação prévia de sua participação em seus canais de comunicação para já chamar a atenção de quem pretende prestigiar o evento.
Foco na apresentação visual do stand
De cara, o que impacta os visitantes é o visual. Um stand bem decorado faz toda a diferença na vontade da pessoa em conhecê-lo. Utilize bem as cores e pense em um design visualmente aprazível para os materiais gráficos.
Escolha um tema
A questão de mostrar autoridade no conhecimento sobre sua área entra aqui. Defina um tema de acordo com as principais tendências do momento para seu nicho de mercado e como suas soluções se conectam a isso.
Prepare bem a equipe
Além do visual, outro fator essencial no convencimento das pessoas a visitarem o stand é o fator humano. A equipe precisa estar alinhada com seus objetivos, bem treinada e pronta para receber qualquer tipo de visitante.
Cuide dos visitantes
Não só do conteúdo comercial vivem os potenciais clientes. Coisas simples como oferecer água ou uma estação de carregamento de celular influenciam a quantidade e a qualidade da estadia de visitantes.
Faça registros
Registrar o momento com fotos/vídeos do evento para a postagem em redes sociais no futuro ou até mesmo instantâneamente é bom para aumentar a relevância dos seus conteúdos digitais e melhorar a percepção do público sobre sua empresa.
Anotou tudo? Agora basta pôr em prática! Quer mais dicas de como expandir seu negócio e gerar mais resultados? Entre em contato conosco e fique ligado em nossos conteúdos pelo Facebook, Instagram e LinkedIn!