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8 dicas de prospecção ativa para atrair mais clientes




A prospecção ativa é fundamental para a conquista de novos clientes e por isso é primordial estar sempre atento e atualizado nas tendências e técnicas que este trabalho requisita. É preciso estruturar e criar estratégias tanto para o momento de pesquisa do seu prospect quanto para o momento de contato.


É importante nunca parar de prospectar


Primeiramente, antes de começar as dicas, é importante frisar que não existe tal coisa como “momento certo” para prospectar. Uma boa equipe de prospecção é aquela que não pára de procurar as melhores oportunidades e realiza um trabalho contínuo.


É um erro comumente visto pensar que só se deve prospectar em momentos de crise, ou quando as vendas caem. Mas a verdade é que se você mantiver uma rotina de prospecção e buscar sempre aumentar a sua carteira de clientes, mais opções de crescimento terá e menos suscetível a momentos de crise ficará.


Ficar de braços cruzados, esperando que clientes surjam com suas necessidades é inconcebível no mercado atual tão competitivo. Sendo assim, é mandatório ativamente levar sua solução até ele. E a seguir vamos te dar algumas dicas de como fazer isso.


#1 - Definir bem o perfil de cliente que busca


É imperativo definir bem a sua persona, ou seja, aquele perfil ideal de cliente que você espera atingir com suas soluções. Não definir bem, em todos os detalhes, sua persona compradora é perder energia, tempo e dinheiro. Apenas após realizar este processo de forma adequada, você conseguirá traçar as melhores estratégias para o seu negócio e obter resultados satisfatórios.


#2 - Crie uma rotina de prospecção


Organizar o seu processo de prospecção é fundamental para conseguir manter o controle e definir parâmetros dos seus resultados. Estabeleça um número x de horas por dia e um número y de clientes que deseja falar. Esse planejamento garante que o trabalho de prospecção seja feito com regularidade e vire hábito.

#3 - Pesquise previamente


Procure saber previamente com quem você irá falar. É indispensável fazer esse trabalho de pesquisa que antecede ao contato, para que você tenha o máximo de informações possíveis sobre aquele prospect e isso te auxilie durante a conversa.


#4 - Prospecção é sobre a necessidade do outro


Ouça o seu potencial cliente! Prospecção é sobre a dor do outro, então evite fazer discursos enaltecendo a sua empresa, as suas soluções. Mostre seu interesse em ajudá-lo e direcione o seu discurso à solução do problema dele.


#5 - Conheça bem o seu produto ou serviço


Mas para que isso funcione, o básico e obrigatório é que você saiba muito bem o que seu produto ou serviço oferecido proporciona àqueles que compram. Qual é o verdadeiro propósito da sua solução? Saiba traduzi-lo para a necessidade do outro.


#6 - Identifique os decisores


Durante sua pesquisa prévia, você precisa se atentar em descobrir o processo decisório deste potencial cliente e saber identificar quem são os influenciadores nas tomadas de decisão. São essas pessoas as mais importantes a se conquistar.


#7 - Aposte no relacionamento com o cliente


Estreite os laços com esse prospect durante o processo comercial. Prospecção vai além de números de vendas, produto e serviço, é sobre se relacionar com pessoas. Todo o processo é baseado no entendimento das necessidades e expectativas de alguém, então trabalhe seu potencial de criar laços, conexões e construir uma relação de confiança.


#8 - Tenha times independentes de prospecção e vendas


Geralmente setores comerciais cometem o erro de pensar que o seu vendedor também é especialista em prospecção. Quase nunca um bom vendedor sabe prospectar, ou gosta, ou tem tempo. São atividades diferentes, que demandam tempo e técnicas para serem realizadas separadamente.


Para mais dicas sobre prospecção ativa você pode baixar o nosso ebook aqui ou acompanhar nossos conteúdos no LinkedIn, Instagram ou Facebook.


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