O ano de 2022 vai chegando ao fim e com isso, torna-se natural que os olhos do mercado já se virem para o ano que está para começar. Mas para começar com o pé direito em 2023, é preciso ficar atento ao que os estudos de mercado vem dizendo neste final de ano, para poder se antecipar a tendências e garantir vantagem competitiva contra seus concorrentes!
Para isso, é preciso analisar e entender tudo aquilo que é trazido por esses estudos, para transformar em estratégias e planejamento com o intuito de potencializar sua inteligência comercial, prospecção ativa e vendas.
Vamos trazer aqui então algumas das principais tendências identificadas como causadoras de impacto no mercado B2B a partir do ano que vem. É só continuar lendo abaixo.
Quais as tendências que vão guiar o mercado B2B no próximo ano?
- Eventos híbridos
A presença do online não vai se dissipar tanto assim. O legado do período pandêmico vai ser a adaptação cada vez maior das rotinas antes presenciais, para o ambiente digital.
Em levantamento realizado pela consultoria Gartner, menos de 17% dos compradores B2B gastam tempo com representantes de venda presencialmente. O relatório também diz que até 2025, cerca de 25% das interações entre fornecedores e compradores será feita de maneira estritamente virtual.
Por isso, com a retomada natural dos eventos presenciais, será cada vez mais comum ver o oferecimento da alternativa ao público, possibilitando a participação também de forma online, tendo em vista o crescimento da parcela que prefere este modelo.
- Vendas omnichannel
O conceito de omnichannel talvez já nem possa mais ser chamado de novo, mas continua cada vez mais crescente. A explosão do comércio eletrônico durante a pandemia foi mais um sinal da importância das estratégias de conexão integral com seu público consumidor através da junção de todos os seus canais de relacionamento.
Fica ainda mais evidente que essa é uma tendência fortíssima para se adaptar e apostar no ano que vem quando a pesquisa B2B Pulse, da McKinsey & Company diz que 80% dos tomadores de decisão B2B, relatam que o conceito omnichannel é mais eficaz para as negociações do que o modelo tradicional. Ainda segundo a mesma pesquisa, para 64% deles, esse modelo dominará o mercado em pouco tempo.
A fluidez, a agilidade do atendimento ao cliente no conceito omnichannel é um benefício que ajuda na experiência do mesmo, assim como otimiza o processo interno do próprio fornecedor.
- Influenciadores digitais
O impacto de influenciadores digitais no mercado B2C mostrou que seria questão de tempo até que este elemento fizesse diferença também no B2B. Afinal, na vida em sociedade, somos todos influenciados a nos sentirmos parte de um coletivo, de uma comunidade e é deste tipo de narrativa que influenciadores geralmente utilizam.
A imagem, opinião e experiência de alguém que consideramos especialista em determinado assunto é de fato muito eficaz no processo de convencimento e na tomada de decisão sobre a compra ou não de algum produto ou serviço.
Investir neste tipo de abordagem direta com o seu cliente em potencial pode ser uma arma diferencial na disputa com a concorrência.
- Gerenciamento e análise de dados
Que a coleta e organização de dados feitos corretamente otimizam a análise e elaboração de estratégias a partir disso, todo mundo já sabe. Mas e se desse para otimizar ainda mais o gerenciamento deles?
Com uma gestão de dados descentralizada, ou seja, sem a fixação da distribuição em um só departamento, que geralmente causa pequenos gargalos nos processos, seria possível que todos os setores da empresa tivessem acesso muito mais fácil e rápido a essas informações. Basta realizar a alocação de dados prioritários a cada respectivo setor.
A agilização no acesso aos dados também permite criar uma maior cultura analítica dentro da empresa, afinal, com a diminuição de barreiras, fica mais atrativo para todos entender a dinâmica de compreensão do mercado através de dados.
- Decision Intelligence
Talvez o conceito de ‘Inteligência da Decisão’ ainda seja novidade, mas com certeza chegará causando impacto àqueles que implantarem de forma correta.
A metodologia consiste em reunir uma série de ciências, como a de dados, a social, a administrativa e buscar alinhar o planejamento, a execução e o monitoramento de processos de decisão dentro de uma organização.
Segundo estudo da Gartner, cerca de ⅓ das grandes corporações terão ao menos um profissional em nível analítico encarregado dessa função dando suporte as mais diversas áreas executivas das empresas.
Já pensou em agir a frente do seu tempo, se antecipar e adaptar o funcionamento do seu negócio de acordo com o que as tendências nos mostram para 2023 e o futuro próximo?
Pois bem, você pode contar com a expertise e a inteligência comercial da Prospect Brasil para potencializar a operação e os resultados do seu negócio! Entre já em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer!
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